Por Que a Caminhada é Tão Importante Para os Idosos?
Como sempre falamos aqui, os exercícios físicos são importantes para a saúde de todos nós, independente da nossa idade. Não é necessário fazer exercícios pesados, uma simples caminhada já basta, sabia? Hoje você confere mais sobre essa atividade física e porque ela é tão importante.
A caminhada é um tipo de exercício muito simples e de baixo impacto, mas que ainda sim pode ajudar e muito na diminuição e prevenção do desenvolvimento de incapacidades físicas, muito comum na terceira idade, além de manter a mente a o corpo sempre ativos.
Os idosos que realizarem caminhadas com frequência podem prevenir e retardar sérios problemas de saúde. Uma pesquisa realizada em 2014 comprovou que os idosos que caminhavam com uma certa regularidade, conseguiram reduzir em 18% as chances de ter algum problema físico e menor risco de ter incapacidades permanentes no futuro.
Além disso, há também outros benefícios importantes, como:
– Aumento da massa magra (músculos), que consequentemente reflete na melhora da força muscular, possibilitando que o idoso realize as tarefas básicas do dia a dia, desde colocar um tênis, até carregar as compras do mercado;– Aumento da massa óssea e fortalecimento dos ossos e articulações, o que melhora consideravelmente a disposição para executar tarefas simples do dia a dia.
– Melhora do equilíbrio, o que é de extrema importância, pois esse benefício reduz muito o risco de quedas, um dos principais problemas da terceira idade.
– Previne a obesidade, e também o risco de incidência de doenças cardíacas.
– Diminui as das dores articulares e aumenta a sensação de prazer e bem-estar, o que melhora qualidade de vida do idoso.
– Previne as doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, artrite e artrose.
– Redução da diabetes tipo 2.
– Reduz a sensação de peso ou dores nas pernas, uma vez que a circulação sanguínea é melhorada.
– Reduz o risco de AVC, pois a pressão arterial é controlada.
Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios. Mas vale ressaltar que antes de começar é preciso consultar um médico ortopedista e fazer avaliações.
Continue acompanhando nosso blog toda semana!
Comentários