O Que Gera Estresse Para Idosos?
O estresse é uma anomalia que afeta quase que toda a população, afinal, quem nunca passou por momentos de estresse, não é mesmo? Nos idosos, esse quadro também é bem comum, mas as causas são um tanto quanto diferentes das demais pessoas de menos idade.
Com a chegada da aposentadoria, o tempo livre de um idoso pode levá-lo a um estado depressivo, pois há grande redução da mobilidade e o mesmo percebe que o mundo está dominado pelas tecnologias.
Além disso, existem casos em que o idoso não consegue fechar a etapa anterior com grande confiança, trazendo esse sentimento ruim para o seu novo ciclo e começando-o com o pé esquerdo.
No post de hoje você confere os motivos que geram estresse em idosos e como você pode solucioná-los, oferecendo mais qualidade de vida a si mesmo ou à algum idoso que esteja passando por isso. Veja!
As causas do estresse em idosos
O estresse em idosos pode surgir através das mais diferentes causas, mas em todos os lugares do mundo as situações mais comuns são basicamente as mesmas, como, por exemplo:
- Aposentadoria;
- Morte de um parente querido ou o cônjuge;
- Mudança de ambiente;
- Necessidade de conviver com doenças que exigem muitos cuidados;
- Insônia;
- Mudança financeira;
- Mudanças de papéis sociais.
Existe também o chamado estresse crônico, no qual possui um quadro mais delicado, pois este pode elevar, e muito, o risco de doenças cardíacas, desencadear problemas de estômago, como azia, piorar os índices de diabetes, aumentar a pressão arterial e assim por diante.
Sintomas
Dentre os principais sintomas gerados pelo estresse em idosos, os mais comuns são:
- Dores de cabeça muito fortes e frequentes;
- Dores nas costas;
- Problemas de indigestão;
- Quadros de palpitações cardíacas;
- Dificuldade para se concentrar;
- Indecisão;
- Ficar irritado muito facilmente;
- Nervosismo constante.
Como tratar
Felizmente o estresse em idosos é algo que pode ser curado facilmente se houver dedicação e força de vontade. Segundo alguns estudos, existem muitos tratamentos e hábitos que podem ter um impacto positivo no controle e combate ao estresse em idosos.
Por exemplo, se o idoso que está sofrendo de estresse tem grandes problemas de insônia, o ideal é procurar por ajuda psicológica para consertar o comportamento autodestrutivo e eliminar de vez os pensamentos negativos que podem vir a atrapalhar o sono.
Confira abaixo um checklist de hábitos que podem ajudar a controlar o estresse em idosos:
- Pratique atividades físicas com frequência;
- Participe de grupos ou treinamentos que ajudem você a lidar com os seus conflitos internos e externos;
- Ter um pet, se o idoso gosta de pets, claro;
- Nunca ignorar os sintomas;
- Fazer parte de grupos que trabalhem o corpo e a mente;
- Interagir socialmente com as pessoas;
- Aprender coisas novas, fazer cursos, estudar, ler;
- Ter amigos e pessoas ao redor para conversar, desabafar e te ouvir.
Comentários