Manter a vida social ativa é uma das coisas mais importantes na terceira idade. A interação interpessoal pode ser essencial na prevenção do desenvolvimento de doenças como depressão, alzheimer e etc. Por isso, é de tamanha importância incluí-los em atividades que permitam o contato humano.
Os bailes da terceira idade podem ser ótimas opções para incentivar essa socialização. Além de fazer com que o idoso se exercite, o evento também estimula a preocupação com a aparência, representando um ganho também na autoestima.
Conheça os benefícios oferecidos pelo baile da terceira idade.
Benefícios para a saúde
Como o baile gira em torno da dança, os idosos se sentem incentivados a ensaiar e aprender novos passos. Isso faz com que exercitem o corpo e a mente, contribuindo para o aumento da saúde e bem- estar. Além disso é possível perceber um aumento no apetite, já que a dança queima energia.
Socialização
Devido a mobilidade reduzida, a maioria dos idosos costumam passar grande parte do tempo em casa para evitar esforços, assim como as atividades praticadas, que permitem ser realizadas sem locomoção, como tricotar, ler e assistir televisão. O fator que as tornam ruins é a falta de interação que o idoso vivencia.
Nos bailes a realidade se torna outra, por ser em dupla, a dança de salão faz com que seus frequentadores criem laços e conheçam novas pessoas, adquirindo companhia até mesmo para as atividades diárias.
Bem- estar
Viver com mais saúde é um dos benefícios que a dança. O exercício aumenta a auto estima, diminui a solidão e faz com que os idosos se sintam bem consigo mesmos.
Além disso, a dança de salão promove estímulos que melhoram a qualidade mental, como problemas de memória, por exemplo, que são um dos principais problemas causados com a chegada da terceira idade.
Como funciona o baile da terceira idade?
Esse tipo de evento é sempre realizado em locais de fácil acesso, sem muitas escadas e obstáculos que atrapalhem a locomoção do idoso, além de serem realizados em horários estratégicos, para não atrapalhar a rotina de sono deles.
O repertório musical também é escolhido com a intenção de despertar as lembranças da época, fazendo com que o público dance como na juventude.
Como incentivar o idoso a participar desse tipo de evento?
A presença de companhias da mesma faixa etária já é um grande atrativo para que o idoso se interesse em deixar o sofá de casa para ir se divertir. Mas, além disso existem outras iniciativas que podem ajudar a convencê-lo, como: mostrar vídeos de um baile da terceira idade, colocar músicas da época dele e outros.
Como saber se o idoso está apto a participar?
Embora o baile seja algo bom para a saúde dos idosos, é necessário analisar muito bem alguns fatores que podem colocar seu familiar em risco. Avaliar o equilíbrio do idoso, pressão arterial e ritmo cardíaco é de extrema importância, já que a dança exige de uma boa condição física.
Comentários