Descubra os Danos da Afasia
A afasia é caracterizada pela alteração na linguagem ocorrida por algum tipo de lesão no sistema nervoso, que pode ser consequência de um AVC, traumatismo, doenças neurológicas degenerativas entre outras lesões como tumores cerebrais.
Essa alteração pode aparecer como dificuldade de compreensão, nomeação de objetos, dificuldade de montar frases completas ou até ausência total da fala.
Esse tipo de alteração, de causa neurológica, implica na comunicação do paciente com o mundo exterior, seja pela dificuldade de expressão por meio da fala como pela escrita, que também pode ser afetada.
Para que seja considerada afasia, é necessário que haja alguma lesão na região do sistema nervoso, mais precisamente na parte do córtex, que é conhecida como centro cortical da palavra.
Tipos de afasia
Existem alguns tipos de afasia com características distintas, a considerar pela área afetada e os sinais aprensentados. Essas podem ser classificadas como: Wernecke, Broca, Condução e Gobal.
Afasia de Wernecke
Neste tipo de afasia o paciente acredita estar falando perfeitamente, porém há falhas na elocução, dificultando o entendimento de quem o ouve.
A maioria deles possuem dificuldades de expressão e compreensão, apresentando também bloqueios ao estabelecer significados lógicos na junção de palavras.
Afasia de Broca
Ao contrário da anterior, a compreensão da linguagem segue intacta. É possível que os pacientes exercitem normalmente a leitura, mas encontrem dificuldades no momento de se expressar verbalmente ou por meio da escrita.
Afasia de Condução
Nesse tipo de afasia a compreensão do paciente está relativamente preservada, com fala fluente entretanto, há prejuizos para repetição. Esse é o tipo de afasia é considerada a com menor comprometimento à comunicação do paciente.
Afasia global
Dos quatro apresentados, esse é o que mais compromete a capacidade de comunicação de quem sofreu algum tipo de lesão cerebral. Isso porque ele afeta todas as áreas de linguagem do indivíduo, sendo elas compreensão, fala, leitura e escrita.
Principais causas
As causas desse tipo de problema podem ser variações de diversas doenças, como tumores, avc ou derrame, doenças infecciosas como a meningite, doenças degenerativas, acidentes que causam traumatismo
cranioencefálico, intoxicações e também epilepsia.
Tratamento
O tratamento da afasia é planejado especificamente para cada caso, geralmente por um fonoaudiólogo para que então a fala seja estimulada de forma didática e eficaz.
Além disso, um terapeuta em ação multidisciplinar, também contribui para restabelecer as habilidades que foram perdidas por meio da plasticidade do sistema nervoso central.
Comentários