5 dicas para chegar aos 100 anos com saúde
Chegar aos 100 anos com saúde pode parecer um desafio para muitas pessoas, mas, o que elas não sabem é que isso é resultado do estilo e bons hábitos adotados ao longo da vida.
Para alguns, chegar aos 100 anos com saúde pode ser algo impossível. Porém, quando se tem bons hábitos ao longo de toda vida, isso é natural.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida em 2019 era de 80 anos para mulheres e 73 para homens. Por isso, é comum que quando alguém chega aos 100 anos, se torne personagem de reportagens jornalísticas e sensação nas redes sociais.
Os segredos para atingir essa idade já não é ter uma boa genética. As dicas dos centenários vão desde ter uma vida sem stress à tomar café todos os dias. Além disso, acordar cedo e viver em contato com a natureza também podem influenciar.
Se você quer envelhecer com saúde, confira as próximas dicas.
1- Mantenha-se ativo
Procure inserir a prática de exercícios físicos em seu dia-a-dia, já que um dos segredos para o envelhecimento saudável é o fortalecimento dos músculos.
Trabalhar os músculos centrais, como: abdômen, glúteo e costas ajudam a evitar dores na coluna. Vale ter uma rotina que contempla espaços movimentos! Desde realizar esportes até optar por subir escadas no lugar de escadas rolantes.
2- Alimente-se bem
Uma dieta saudável atrelada aos exercícios é fundamental para um envelhecimento saudável. Evite ingerir alimentos industrializados, enlatados e empacotados, visto que esses produtos podem conter substâncias prejudiciais ao corpo, como conservantes.
Vale também incluir verduras e frutas à rotina de alimentação, lembrando que para aqueles que estão acima do peso e possuem diabetes, as frutas devem ser ingeridas sem excesso.
Inserir proteínas à dieta também é fundamental. É importante consultar um nutricionista para que ele indique a dieta balanceada para cada caso.
3- Cuide de sua visão e audição
Após os 40 anos é indicado procurar um oftalmologista para analisar sua visão. O mesmo serve para um otorrinolaringologista, que vai auxiliar na prevenção da perda de audição. Lembrando que pessoas diabéticas devem visitar o oftalmologista semestralmente ou anualmente.
4- Estimule a cognição
Exercitar diferentes habilidades como leituras, jogos e músicas é enriquecedor para o cérebro e ajudará a ter uma boa reserva cognitiva.
5- Socialize e conviva
Realizar atividades que estimulem a socialização é de extrema importância para uma vida saudável. Por isso, procure sempre por novas amizades, converse, passeie, viaje, opte por atividades em grupos como um curso de algo que goste.
Comentários