Inverno: 5 Dicas Para Evitar As Doenças Dessa Estação
O inverno chegou, e com ele as doenças típicas dessa estação fria. Por mais que muitas pessoas gostem desse clima mais gelado, é necessário tomar muitos cuidados com as crianças e idosos, visto que a friagem pode desencadear doenças respiratórias e prejudicar a saúde.
Neste momento em que o mundo está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, os cuidados devem ser ainda maiores,
Por essa razão, vamos dar algumas dicas de cuidados e recomendações médicas para conciliar medidas protetivas para o inverno e pandemia.
Pratique exercícios físicos
Realizar atividades físicas ao menos uma vez por semana, pode ajudar a manter a imunidade do corpo em alta e evitar a manifestação dos sintomas de gripe e outras doenças típicas dessa época do ano.
Uma ótima opção é fazer Yoga, pois ajuda na respiração. Há aulas disponível de forma online, e vale sempre lembrar a importância de ter profissionais como educadores físicos para indicar e orientar o melhor exercício para cada pessoa.
Mantenha-se hidratado
O período frio do inverno leva à diminuição das chuvas, deixando o clima mais seco. Devido a essa situação, muitas doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas podem surgir, e por isso a importância de ingerir quantidades suficientes de líquido diariamente.
É recomendado ainda umidificar os ambientes da casa com toalhas molhadas e bacias de água. Dessa forma é possível evitar casos de bronquite, rinite, pneumonia e etc.
Alimente-se de maneira saudável
Durante o inverno é comum que as pessoas ingiram alimentos mais calóricos, esquecendo das frutas e vegetais, que oferecem vitaminas, antioxidantes e minerais, que são importantes para o fortalecimento do sistema imune.
Portanto, a preferência por esse tipo de alimentação é de extrema importância para manter a saúde em dia.
Use soro fisiológico
O uso do soro fisiológico é importante para umidificar as narinas. Essa medida ajuda na prevenção de doenças provocadas nas vias aéreas, como sinusite, otite e outras.
Suporte Clínico
Busque sempre orientação com profissionais de saúde. Atualmente a telemedicina vem contribuindo para que assistenciais clínicas sejam dadas, sem que haja necessidade de sair do isolamento social da quarentena. Evite sempre a automedicação
.
Comentários