Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Comemoração em Chegada da Primavera

Em 1° de outubro celebramos a chegada da primavera, estação florida, ensolarada e, que, por sua beleza estimula o contato dos seres humanos com a natureza. Outra data comemorada neste dia é  o dia do idoso. 

Pensando nisso, as Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudióloga e Psicomotricista do Residencial em Família organizaram um evento que juntou as duas datas para uma comemoração com direito a atividades especiais para seus hóspedes, além daquelas que já são realizadas diariamente.

Festa da Primavera

Seguindo a tendência da estação e a aproximação da natureza que ela gera, os hóspedes participaram de uma atividade de jardinagem, onde fizeram a montagem de terrários com o auxílio de nossos profissionais.

Toda decoração do evento foi organizada pelos próprios idosos ao longo do mês de Setembro nos grupos terapêuticos.

Além de comemorar a chegada da primavera, a atividade também teve como intuito beneficiar a saúde dos pacientes, visto que o contato com a natureza é capaz de promover saúde de diversas formas, seja ela física, cognitiva ou emocional.

O café da tarde também foi especial, com com frutas, sorvete e lanches naturais. Tudo cuidadosamente pensado, com diferentes consistências e frescor para agradar e incluir a todos.

Potencial Terapêutico das Atividades 

A jardinagem ao ser conduzida por um terapeuta tem alto potencial terapêutico visto que é capaz de promover estímulos cognitivos, motores, sensoriais e afetivos.

A Terapia Ocupacional se fundamenta na análise e no uso das ocupações do ser humano para proporcionar maior autonomia ao indivíduo em suas mais diversas fases de vida tanto nas condições físicas e sensoriais quanto na intelectual, emocional e social, o que consequentemente age na área da saúde, educativa, produtiva e de lazer da pessoa.

Esse tipo de atividade pode ser destinada a qualquer indivíduo, seja qual for sua faixa etária. São de grande valia na terceira idade,visto que muitos idosos acabam sofrendo prejuízos neurológicos e perdas funcionais.

A Fonoaudiologia para idosos é fundamental para trabalhar a linguagem e prevenir, amenizar ou reverter a perda da audição, dependendo do tipo e da gravidade. Além disso, ela pode corrigir e fortalecer os músculos da deglutição, que também sofrem alterações com o avanço da idade.

Independentemente de uma alteração na saúde ter surgido por um processo natural de envelhecimento ou por uma patologia, o fonoaudiólogo pode ser a chave para a solução do problema e a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Já os grupos de Psicomotricidade são ricos espaços para melhores resultados em relação ao ganho de funcionalidade, amplitude de movimento, coordenação motora, propriocepção, tonicidade, equilíbrio e estruturação espaço-temporal.

Os hóspedes do Residencial em Família possuem atividades terapêuticas com equipe multiprofissional em suas agendas semanais, que são realizadas com profissionais altamente especializados, em que dispõem de variados tipos de atividades e de acordo com a necessidade e preferência de cada morador.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>