Fonoaudiologia: Saiba Quais São os Benefícios Para os Idosos
Geralmente a fonoaudiologia é procurada por pessoas que precisam aprimorar a comunicação, porém, essa não é a única área de atuação deste profissional.
O acompanhamento de um fonoaudiólogo trás impactos positivos à qualquer indivíduo e pode ser essencial durante a terceira idade para promover o bem-estar. Isso porque o corpo envelhecido tem mudanças fisiológicas, comparado ao jovem.
Qual é o papel de um fonoaudiólogo?
Diferente do que a maioria acha, o papel do fonoaudiólogo vai muito além dos cuidados com a comunicação de um indivíduo. Esse profissional é responsável também pela audição, linguagem, deglutição, mastigação e muitas outras funções essenciais para o bem-estar.
Dentro deste ramo é possível encontrar diversas especializações como a audiologia, que cuida da saúde auditiva, motricidade orofacial, responsável pela mastigação, deglutição, respiração e sucção. além de outros como saúde coletiva, disfagia, voz e neurofuncional.
Benefícios da fonoaudiologia na terceira idade
Muitas pessoas sofrem de envelhecimento vocal, que gera diversas consequências variadas de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Por isso, o acompanhamento de um profissional é essencial também para preveni-los e reabilita-los.
Problemas de deglutição
A dificuldade para engolir e o engasgo são causados pela disfagia, problema que pode indicar o aparecimento de doenças como: problemas na coluna cervical, distúrbios emocionais, parkinson, inflamações e tumores.
Por meio de exercícios estimulantes da musculatura é possível melhorar a respiração, mastigação e deglutição, evitando problemas como desnutrição, pneumonia e desidratação.
Doenças degenerativas
Outra função da fonoaudiologia é prevenir e reabilitar em casos de doenças degenerativas, principalmente as que estão ligadas a demência, por meio de exercícios que ajudam a ativar as funções cerebrais.
Casos de AVC
Há alguns casos em que após sofrer um AVC o indivíduo tenha sequelas na fala. O fonoaudiológico é essencial para reabilitar fala e deglutição, ajudando a contribuir com a qualidade de vida do paciente.
Comentários