Benefícios da Meditação Para Idosos
Quando envelhecemos há problemas e doenças com grande incidência nesta fase da vida, e praticar meditação na terceira idade pode ser algo muito proveitoso e benéfico.
Por que praticar meditação na terceira idade?
Como a meditação auxilia a comunicação dos neurônios, ela pode favorecer pessoas com Alzheimer, uma vez que a prática pode compor o tratamento da doença, aumentando as chances de lentificar o avanço. Além deste benefício, pode se associar ganhos motores já que algumas práticas incluem movimentos coordenados.
Alguns estudos feitos por pesquisadores da Universidade da Califórnia revelam que
a meditação na terceira idade ajuda a diminuir sentimentos de solidão, proporciona melhora na saúde e também previne problemas como a depressão e ansiedade, por exemplo.
Os principais benefícios
Além dos benefícios já citados acima, a meditação para idosos pode auxiliar na:
Melhora na respiração
Os exercícios de respiração são a base da meditação, afinal é o que gera concentração e permite que se possa relaxar. A respiração é fundamental para ajudar o indivíduo a se concentrar e chegar na meditação profunda.
A dica é se desligar dos fatores externos e sempre fazer a prática em um lugar tranquilo com uma postura adequada e confortável. Após isso, mantenha seu foco apenas na repetição dos movimentos respiratórios.
Correção da postura
Praticar meditação na terceira idade exige, acima de tudo, uma postura correta com a coluna vertebral devidamente alinhada. Observa-se que com a prática constante é possível se habituar a manter o corpo nessa posição, evitando sentar-se errado ou andar de maneira curvada.
Os benefícios disso? Redução de dores na coluna e complicações de postura que são muito frequentes na terceira idade.
Doenças
A nossa mente tem um poder soberano sobre o resto do nosso corpo, se ela não estiver em equilíbrio, os excessos de hormônios podem atingir as nossas células de defesa nos tornando mais vulneráveis. Ter uma mente bem equilibrada é a chave para afastar doenças.
Disposição
Um estudo recente feito pela Universidade Federal de São Paulo revelou que os idosos que têm o costume de praticar meditação na terceira idade se sentiam mais dispostos do que os que não tinham esse hábito.
Quanto tempo devo praticar?
Indica-se começar com 10 minutos por dia, depois avançar para 20, 30 e assim por diante.
A meditação é um técnica que deve ser orientada e supervisionada por especialistas devidamente habilitados. Para idosos que fazem outros tratamentos, recomenda-se que a meditação esteja em sinergia com demais cuidados que recebe.
Comentários