Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

5 Ações do dia a dia para melhorar a saúde dos idosos

A saúde dos idosos melhorou muito nos últimos anos, o que tem aumentado a quantidade de pessoas que atingem a terceira idade no mundo todo. Só que é necessário estar atento porque muitas mudanças acontecem nessa fase da vida.

Os ossos enfraquecem, ocorre o envelhecimento dos órgãos, alguns se sentem indispostos e sem ânimo, entre muitos outros processos. Para cuidar bem da saúde, é necessário mudar e adotar hábitos na terceira idade.

É necessário se atentar à qualidade da alimentação, fazer atividades físicas e investir em atividades que melhoram o desempenho cognitivo. Essas mudanças aumentam a sensação de bem-estar e trazem mais expectativa de vida.

Tanto o idoso quanto as pessoas que vivem com ele devem saber as mudanças que precisam ser colocadas em prática, mais do que isso, é fundamental se preparar para uma velhice produtiva, enquanto ela não chega.

As pessoas precisam se atentar a fatores que trazem uma vida mais saudável, plena e feliz, e para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai falar um pouco mais sobre a terceira idade e os cuidados mais importantes com a saúde dos idosos.

As mudanças na terceira idade

Muitas pessoas enxergam a terceira idade como uma fase da vida em que muita coisa é perdida, pois além da juventude, ainda existe a crença de que os idosos perdem o prazer e a capacidade de fazer muitas coisas.

Só que mesmo com as mudanças do corpo, que naturalmente passa por um processo de desgaste, existem ações que preservam a saúde e a qualidade do envelhecimento.

São atitudes que vão desde a higienização do espaço em que o idoso vive, como limpeza de colchão a vapor e até a qualidade da alimentação.

Tanto os idosos quanto as pessoas que vivem com eles precisam preservar a saúde física e mental e com isso ter acesso a uma série de vantagens.

Uma delas é o aumento da satisfação e da felicidade, pois indivíduos na terceira idade que apresentam boa qualidade de vida, encaram o dia a dia de maneira saudável e leve.

Cuidar do corpo e da mente traz uma visão positiva sobre a vida, assim sendo, é necessário aproveitar essa fase para vivenciar boas lembranças e cultivar a sensação de tranquilidade e satisfação.

Idosos que priorizam a qualidade de vida vivem muito mais. Os cuidados preservam a saúde psicológica e física, por isso conseguem evitar doenças e têm condições de encarar essa fase da melhor maneira.

A preocupação com a saúde na terceira idade desde o início amplia a capacidade do organismo, pois de acordo com o ponto de vista físico, a pessoa se torna mais saudável e tem menos chances de sofrer comorbidades impactantes.

No que tange ao aspecto psicológico, cuidados como um ambiente confortável com persiana romana linho, a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada reduzem transtornos, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Perda de memória;
  • Doenças degenerativas cerebrais.
Mas além de entender todas as mudanças que acontecem na vida das pessoas que atingem a terceira idade, é crucial compreender a importância dos cuidados com os idosos.

Importância de cuidar dos idosos

Cuidar dos idosos é um ato de compaixão e empatia, além de aliviar dores, confortar as pessoas e entender suas necessidades. É necessário ter responsabilidade e capacidade para oferecer apoio, além de paciência com as dificuldades da idade.

Muitos idosos apresentam quadros de doenças crônicas e degenerativas, e muitas chegam a ser debilitantes. Com isso, o indivíduo fica mais frágil e precisa de apoio físico, psíquico e emocional.

O envelhecimento é uma fase da vida que envolve muitas perdas e limitações, mas se o processo for bem gerenciado, a pessoa idosa alcança uma vida digna, com mais autonomia e consegue manter a autoestima.

Dependendo das condições de saúde do idoso, é o momento em que os familiares pensam em várias questões, como preparação de jazigo de família, contratação de cuidadores, entre outras necessidades.

Antigamente, eram os familiares que costumavam cuidar dos idosos, mas com todas as mudanças na sociedade e uma rotina cada vez mais corrida, a presença do cuidador profissional é cada vez mais comum.

É fundamental escolher alguém com preparo e experiência, tendo em vista que o trabalho pode envolver até mesmo a interrupção da vida pessoal em muitos momentos, ou seja, uma tarefa árdua.

A família precisa se envolver nos cuidados, mesmo que tenha contratado um cuidador profissional, pois o idoso precisa sentir a presença de seus entes queridos nessa fase, inclusive aqueles com saúde extremamente debilitada.

Mas os cuidados com os idosos não são apenas paliativos, na verdade, existem outras práticas que ajudam a ter uma velhice muito mais saudável e independente.

Cuidados importantes na terceira idade

Para quem está chegando na terceira idade agora ou deseja passar pelo processo de envelhecimento com mais tranquilidade, é necessário conhecer algumas ações e hábitos no dia a dia que melhoram a qualidade de vida do público idoso. São eles:

Fazer atividades físicas

No dia a dia, os idosos podem fazer algumas atividades físicas, como ajudar nas tarefas domésticas. Se estiver em condições, pode ajudar os familiares com a retirada de entulho ensacado, preparar as refeições, cuidar do jardim, entre outras.

O sedentarismo aumenta os níveis de dependência e limitação, prejudicando a qualidade de vida. Por outro lado, a prática de atividades físicas ajuda a manter a saúde em dia, e até mesmo exercícios mais leves preservam a mente e o corpo.

Além das atividades diárias, os idosos também precisam de exercícios aeróbicos, como dança, natação e caminhada. Eles fortalecem a musculatura, equilibram o corpo e trazem mais flexibilidade.

Ter uma alimentação saudável

Além de praticar atividades físicas, é necessária uma alimentação balanceada. Um remédio homeopático para refluxo unido a uma alimentação equilibrada ajuda o idoso a passar pelas alterações do organismo.

Ocorrem muitas mudanças em seu metabolismo que exigem hábitos alimentares específicos para o funcionamento do corpo.

As necessidades de nutrientes são completamente diferentes, visto que as pessoas mais velhas podem ter algumas restrições. Mas quanto melhor for o alimento, mais disposição a pessoa terá para o dia a dia.

Para não errar no cardápio do idoso, é fundamental que o prato seja variado e colorido e com vasta ingestão de verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

O ideal é consumir alimentos naturais ao invés dos processados, reduzir a quantidade de sal, ter cuidado com a higiene ao preparar as refeições e beber no mínimo 2 litros de água todos os dias.

Fortalecer o cérebro

Existem várias atividades que ajudam a cuidar da saúde do cérebro, o idoso precisa de um espaço confortável com persiana madeira branca e outros elementos para que possa se dedicar às atividades cognitivas como a leitura.

Mas para fortalecer ainda mais o cérebro, existem outras opções de tarefas lúdicas, como jogo de memória, experimentar um novo hobby e outras atividades que sirvam como estímulo.

Interagir socialmente

Na terceira idade, é muito comum o aparecimento da depressão, e este fenômeno está relacionado ao isolamento do idoso, tendo em vista que os filhos saíram de casa e cada vez mais eles perdem pessoas queridas.

Também é nessa fase que ocorre o fim da vida profissional e a aposentadoria pode trazer sentimento de inutilidade.

Mas o idoso ainda pode realizar outras atividades, por exemplo, se regularizar CNH bloqueada ele terá mais autonomia para se locomover.

Muitas outras ações podem fazer parte do cotidiano dessas pessoas, como os trabalhos voluntários, atividades em grupo, encontros semanais com familiares e amigos, matricular-se em aulas e outras atividades e participar de viagens.

Ir ao médico regularmente

Embora a qualidade de vida não se restrinja à saúde, sem dúvidas, este é um dos fatores mais importantes para a população idosa.

É necessário procurar o médico regularmente para prevenir doenças e disfunções, além de tratar comorbidades já diagnosticadas.

Uma pessoa de 60 anos não tem a mesma disposição de uma professora de 30 que trabalha em uma creche particular. Além disso, o organismo passa por muitas mudanças e é necessário procurar um médico para fazer o acompanhamento.

É assim que o indivíduo vai compreender todas as alterações de seu corpo e se adaptar a essa nova realidade.

Mas além do acompanhamento com uma boa equipe médica, os familiares também precisam se inteirar sobre as condições de saúde do idoso e estar sempre dispostos a ajudar.

Considerações finais

A terceira idade pode ser uma fase muito mais tranquila se o idoso cuidar de sua saúde física e mental. O papel da família é estimular esses cuidados e participar de maneira ativa desse momento.

Chegar à terceira idade não é o fim da vida, muito pelo contrário, é o início de uma nova fase, com novos prazeres e descobertas, e que com saúde física e mental será muito bem aproveitada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>