A Importância do Controle de Peso na Terceira Idade
O controle de peso é essencial em qualquer fase da vida, visto que o excesso de gordura pode ser o responsável pelo desencadeamento de diversas doenças como diabetes e hipertensão.
Sendo assim, é sempre indicado que uma rotina de exercícios seja associada à uma alimentação saudável. Desta forma é possível chegar à fase de envelhecimento com qualidade de vida evitando, por exemplo, doenças crônicas.
O controle de peso está diretamente ligado a capacidade de mobilidade e funcional do corpo. Um idoso obeso pode então apresentar ainda mais dificuldade de mobilidade.
Controle de peso e qualidade de vida
Sempre importante lembrar que o acompanhamento de profissionais tanto para as atividades, quanto para a nutrição do corpo são a chave do sucesso, visto que cada pessoa possui características diferente das outras.
Os exercícios contribuem para o ganho de músculos, que ajudam no fortalecimento do corpo e também, a perda de massa magra, importante para a prevenção da diabetes tipo dois e a sarcopenia.
De acordo com a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês, aproximadamente 30% das pessoas que atingiram os 65 anos caem pelo menos uma vez por ano. Essa porcentagem pode se elevar para 50% para idosos com mais de 80 anos.
Uma simples queda pode ser fatal para uma pessoa dessa faixa etária, vendo que os ossos são sensíveis.
Sendo assim, a prática de exercícios é essencial para o fortalecimento do corpo e prevenção desse tipo de acidente. Auxilia ainda ao ganho de flexibilidade, equilíbrio, e aspectos emocionais como melhora de depressão e ansiedade.
Exercícios como hidroginástica, pilates, dança, treinamento funcional, caminhada e alongamento são os mais recomendados para idosos, vendo que são de menor impacto porém muito efetivos. Sempre que praticados com um acompanhante profissional, para que lesões sejam evitadas.
Comentários