Estímulos Expressivos no Cotidiano do Idoso
A prática de Expressão Corporal, entre elas Dança, Música e Teatro, promove o re-estruturar do corpo em processo de envelhecimento. Além de contribuir no aumento da síntese proteica e preservar as estruturas orgânicas, condicionando o corpo para mudanças, a arte corporal revela novos valores e conceitos para se tratar as diferenças e conviver com elas, assumindo-se as características naturais deste momento da vida.
No plano das emoções, este tem seu papel colaborativo, (re)inserindo o idoso em seu meio, tornando-o protagonista em seu cotidiano, vivenciando trabalhos coletivos. Evita-se assim o isolamento e perda de trocas interpessoais.
Amplia-se suas possibilidades de se manifestar no mundo, expressar uma ideia, um tema, um desejo, sentimentos em uma comunicação verbal e não verbal.
A partir desta metodologia, no Residencial Em Família utilizamos técnicas de dança, música e teatro no aspecto terapêutico habilitador e reabilitador. Com escopo motor, cognitivo, criativo, expressivo e socializador, tal tem se mostrado capaz de formar sujeitos autocríticos e reflexivos em prol de si e do coletivo, interessados por novidades, e ativos no seu bem-estar saudável.
FONTE: Mayara Regina Xavier Martins – Terapeuta Ocupacional
Comentários