Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

5 DICAS PARA GARANTIR A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

Segundo dados apurados pelo Ministério da Saúde em 2019, aumentaram os casos de diabetes e hipertensão nos últimos anos, atingindo sobretudo as mulheres e os idosos com mais de 65 anos. Por outro lado, o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI) revela que 83,1% dos idosos compareceram a pelo menos uma consulta médica em 2018, o que indica preocupação com a qualidade de vida e sua manutenção. Neste artigo, você confere algumas dicas práticas para garantir o bem-estar físico e psicológico dos idosos. 
  • ACOMPANHAMENTO MÉDICO
O mais indicado é o tratamento interdisciplinar, para garantir os cuidados psicossociais de cada patologia.  Por exemplo, nos casos de osteoporose, doença caracterizada pela perda progressiva de densidade óssea, os geriatras ortopedistas, reumatologistas , endocrinologistas, fisioterapeutas e educadores físicos podem contribuir.  As drogas administradas aos pacientes idosos também seguem outras diretrizes que a população em geral. São consideradas suas propriedades farmacodinâmicas, o que significa que os especialistas devem estudar a intensidade da ação desses medicamentos no organismo. 
  • EXERCÍCIOS DE BAIXO IMPACTO
Esse tipo de prática retarda inclusive o desenvolvimento da osteoporose, condição mencionada acima. Exercícios como o ioga e o pilates podem prevenir a perda de cálcio e fortalecer os ossos. Por conta da repetição e da memorização, também são capazes de retardar o desenvolvimento de doenças degenerativas, como a esclerose múltipla, o Parkinson e até o Alzheimer. O pilates também pode aliviar dores musculares, principalmente a dor na coluna. Isso ocorre por conta da constante movimentação dos músculos e articulações, tornando-os mais fortes e flexíveis. Por fim, os exercícios de impacto reduzido também atuam em favor do equilíbrio, prevenindo as quedas e as lesões ocasionadas por elas.
  • CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL
A ansiedade, depressão e sentimento de solidão pode aumentar os níveis de estresse, impulsionando os transtornos mentais. Tratamento com psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais podem favorecer a qualidade de vida à medida que trazem oportunidade de enfrentamento às dificuldades.  As atividades físicas mencionadas anteriormente também auxiliam na produção natural e na liberação de serotonina, substância conhecida como “hormônio do bem-estar”.
  • HÁBITOS SAUDÁVEIS
Além das atividades físicas, a alimentação dos idosos também precisa ser observada com atenção. Vale lembrar que algumas condições como a diabetes e a hipertensão, têm como parte de seu tratamento a alimentação balanceada. A interdisciplinaridade é mais uma vez recomendada, dessa vez entre o geriatra e o nutricionista, que definem juntos o melhor plano alimentar para o idoso, considerando suas particularidades. Por fim, os alimentos industrializados devem ser evitados, assim como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de cigarros.
  • ADAPTAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS
Calçadas, ruas, praças, edifícios, portas, banheiros e qualquer outro espaço público devem ser olhados com atenção para evitar barreiras arquitetônicas. Enquanto cidadãos, é nossa obrigação cuidar para que as leis de inclusão sejam respeitadas. Falando em direitos, é a Lei 10.741/2003, também chamada de Estatuto do Idoso, que exige a eliminação de barreiras que impeçam ou dificultem a movimentação dos idosos nesses espaços, favorecendo a circulação e evitando acidentes.  Pronto, agora você já sabe como garantir a qualidade de vida dos idosos a partir de práticas simples e objetivas. Caso seja necessário, procure o auxílio de um especialista! 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>