A Importância e os Benefícios do Lazer Aos Idosos
O lazer, apesar de subestimado por muitas pessoas, é uma ótima fonte de saúde, mantendo os benefícios de uma vida ativa ao corpo e evitando a incidência de distúrbios mentais. Esses efeitos são potencializados na terceira idade, uma vez que os idosos se encontram em debilidade de saúde geral.
Com isso, as práticas de lazer na terceira idade são essenciais para que se encontre nelas uma melhor qualidade de vida e bem estar.
Não só de procedimentos como o clareamento dental, implante e eletrocardiograma, é feita a melhor idade, mas sim de remédios naturais que envolvem atividades físicas e uma boa alimentação.
Veja a importância do lazer para os idosos:
Os benefícios da prática de lazer para idosos
Novos laços sociais
A terceira idade traz consigo alguns fatores negativos e que influenciam diretamente na saúde do idoso. Seja a perda de entes queridos, o afastamento da família, aposentadoria e as eventuais complicações à saúde advinda com o tempo, o lazer pode ser um dos remédios a esses problemas.
A partir desses problemas, o idoso pode se tornar suscetível a distúrbios mentais advindos da solidão, perda de autoestima, da fraqueza física e emocional.
A prática de atividades de lazer, além de promover a maior movimentação do idoso, faz com que ele aumente o seu ciclo social e se relacione com mais pessoas. Esses novos laços sociais fazem com que o idoso se sinta mais amparado e mais feliz.
Quanto mais atividades de lazer são praticadas pelo idoso, maior a rede de relacionamentos e maior as experiências.
Distração dos problemas
Com a interferência do lazer, o idoso começa a sair mais de casa e se distrair de seus problemas, deixando de ficar sozinho e sem relações externas. Logo, além da criação de novos laços, as novas experiências e aprendizados tiram o idoso de sua zona de conforto e fazem com que ele exercite o seu corpo e sua mente.
Essa distração evita e previne a incidência de distúrbios mentais, como a ansiedade e a depressão, além de prevenir problemas físicos, fortalecendo os músculos, o esqueleto e otimizando as demais ações do organismo.
Autoconhecimento
Uma vez que o idoso se liberta da bolha na qual se esconde, ele se permite a dá uma nova chance a si próprio, vivendo de forma mais otimista e positiva.
Essa trajetória, mesmo que difícil, faz com que o idoso conheça mais sobre si mesmo, sobre os seus gostos, sobre suas habilidades, limitações e sobre a sua própria velhice.
Com isso também vem a autoaceitação, a melhora da autoestima e a retomada de momentos felizes que muitas vezes não puderam ser concretizados pelos compromissos da vida adulta.
Vida ativa
Como dito, os movimentos que a maioria das atividades de lazer promovem, combatem diretamente o sedentarismo que está presente no estilo de vida da maioria dos idosos.
A manutenção de uma vida ativa é essencial para que os problemas que se desenvolvem com o avançar da idade não se agrave, além de ser parte do tratamento da maioria deles.
Ademais, a prática regular de exercícios, juntamente com uma alimentação equilibrada são os pilares de uma vida saudável, atuando no bom funcionamento do organismo, no seu fortalecimento e em sua proteção a danos.
Dependendo da escolha da atividade de lazer, ela pode se enquadrar em uma definição de atividade física, devendo-se consultar um médico para que a escolha ideal seja feita.
Dentre os demais benefícios estão a melhora do sistema imunológico e do cardiovascular, trazendo ao corpo do idoso mais equilíbrio, força e flexibilidade.
Melhora do raciocínio
O lazer pela vida ativa, pelas estratégias e pelo maior fluxo de informações atua diretamente na maior captação e conservação dessas informações e na melhora do raciocínio.
Isso se deve ao cérebro que está em constante atuação em meio a atividade de lazer e que por esse exercício mental é capaz de aprimorar suas funções.
Longevidade
Com todos esses benefícios, o lazer então está diretamente ligado na maior promoção de saúde, de mais energia e a um estilo de vida mais saudável e feliz.
Desse modo, tendo em vista a essa melhor qualidade de vida, a maior expectativa e a longevidade do idoso é impactada. Uma vida mais bem vivida é vivida por mais tempo.
Qual atividade de lazer escolher?
São várias as opções de lazer que podem ser escolhidas, e dentre elas estão algumas que podem focar mais no físico e outras que podem focar mais no exercício da mente.
Contudo, a escolha depende dos gostos e da preferência do idoso, podendo adicionar mais de uma na rotina e colher todos os benefícios.
Quanto às atividades de lazer que exploram mais os movimentos podemos citar dança, caminhada, natação e hidroginástica. As atividades que exercitam mais a mente envolvem jogos interativos, música, eventos culturais e grupos de leitura.
Turismo e demais práticas esportivas englobam ambas as características igualmente e estão dentre as melhores opções de lazer.
Existem esportes que podem ser contraindicados por causa da forte presença de choque físico, dentre eles o futebol e o basquete, mas isso vai depender da avaliação médica, da condição e do desempenho físico do idoso, além da idade poder ser uma determinante.
Comentários