A Mobilidade e o Envelhecimento
Durante todo processo de envelhecimento, o principal interesse que temos é qualidade de vida, afinal, precisa ser este o objetivo já que o merecemos após vencer tantos desafios, adversidades e adquirir experiências.
O bem estar do idosos está inclusive contemplado no estatuto do idoso, que assegura condições para viver de uma forma digna com alimentação, saúde, socialização, lazer, segurança e locomoção.
Mudanças biológicas são naturais ao longo da vida, e na terceira idade trazem características como cabelos brancos, pele enrugada, redução sensorial e motora, entre outras.
E quando o assunto é mobilidade, é preciso ter atenção para gerar o maior grau de autonomia e independência possível, prevenir acidentes e ofertar exercícios de fortalecimento, alongamento e reabilitação, de forma adequada.
No post de hoje, você confere um pouco mais sobre a mobilidade na terceira idade vista de uma forma positiva, até mesmo para quem a tem na forma reduzida.
Mobilidade X Envelhecimento
Confira quais são os direitos do idoso garantidos por leis, além das tecnologias que chegaram para favorecer a rotina, agregando funcionalidade e segurança.
A mobilidade em si
Infelizmente a mobilidade urbana está entre os fatores que mais diminuem a taxa de circulação e participação social dos idosos, já que são poucas as cidades no mundo que foram construídas de forma planejada, com inclusão de acessibilidades. É comum termos ruas esburacadas, calçadas desniveladas, altos degraus e ausência de rampas, desníveis, falta de elevadores e pouca luminosidade.
Isso impacta na vida de deficientes em geral, famílias que usam carrinhos de bebês, e também idosos.
Os direitos
Nós já citamos aqui em nosso blog informações sobre a expectativa de vida do brasileiro ser cada vez maior e a quantidade de idosos que vão popular o nosso país em alguns anos, com essas informações em mãos, o governo e o mercado puderam entender melhor o quão importante é oferecer uma realidade com mais benefícios para idosos.
Infraestrutura das cidades
Assim como os produtos, os padrões de urbanização e normas de acessibilidade contemplam diferentes necessidades. Hoje é possível encontrar engenheiros e arquitetos especializados em idosos.
Tecnologia
Há empresas que adequaram mudanças à sua visão e ajustaram seus produtos e ambientes para melhor acolher pessoas com mobilidade reduzida.
Agregar o uso da tecnologia está se tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia. Sensores para diferentes ambientes da casa, GPS em roupas para localização e socorro, móveis inteligentes, e Apps para suporte do dia a dia, entre outras novidades, estão amplamente sendo comercializados.
E se o assunto é fazer com que os idosos participem ativamente da sociedade e possam melhor gerir suas vidas tendo acesso à serviços que os ajudem a exercer sua cidadania sem ter restrições de mobilidade, a tecnologia vem definitivamente para atuar para o bem.
Comentários