Atividades intergeracionais para idosos e crianças
Atividades ao ar livre, mesmo que curtas, podem ser prazerosas para que crianças e idosos passem um tempo juntos. Esportes da baixa exigência física como críquete, bocha e badminton podem ser jogados em pequenos espaços. Atividades não esportivas como jardinagem e caça de insetos também não exigem muito espaço. Soltar pipas e observar pássaros também são ótimas opções para que pessoas de diferentes gerações façam juntas, já que fazer as pipas e conversar sobre os pássaros vistos são atividades que consolidam ainda mais a união. Atividades fora da área residencial também são interessantes, como visitar um parque local, montar balanços para esse parque e jogar basquete.
Os mais aventureiros podem fazer atividades fora de casa. Alguns parques nacionais oferecem trilhas rodeadas de natureza que podem ser acessíveis para crianças e idosos. Para os mais bem preparados fisicamente, pode ser interessante fazer atividades de artes marciais e dança. Outros esportes que podem ser praticados são golfe, tênis, boliche e a atividade mais tradicional para jovens e idosos praticarem juntos, que é a pesca. Crianças e avós podem ir também a eventos artísticos e esportivos, zoológicos, aquários ou museus. Atividades sociais e religiosas também podem ser uma maneira de que passem um tempo juntos e façam alguma boa ação.
Antes de escolher uma atividade intergeracional, procure algo que seja do interesse de todos os envolvidos. Apesar da diferença de idade, esse ponto em comum poderá ser alcançado através de atividades que inspirem e sejam compartilhadas entre ambos, independente da idade, seja 8 ou 80. A melhor atividade é aquela que oferece a companhia agradável desejada por ambos.
Fonte: eHow Brasil
Comentários