Coronavírus: 4 Erros que você não deve cometer com os familiares idosos
A redução da capacidade de resposta do sistema imunológico, a imunossenescência, e outras comornidades como diabetes e hipertensão, fazem com que os idosos sejam considerados grupo de risco quando o assunto é Coronavírus.
Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu para que esse grupo siga a quarentena mais rigorosamente, evitando sair até mesmo para atividades essenciais, como compra de mantimentos e medicamentos, dependendo de familiares e pessoas próximas para a realização dessas atividades.
Porém, muitas famílias estão enfrentando dificuldades no momento de manter os idosos em casa, já que é comum não concordem com o isolamento, e desejam continuar exercendo suas atividades. Sendo assim, enumeramos algumas atitudes que podem prejudicar o diálogo com os familiares mais velhos.
Mentir
Inventar consequências para o descumprimento da quarentena, como multa ou prisão para os idosos que forem encontrados em locais públicos, pode parecer uma boa solução para convencer o familiar a ficar em casa. Mas as consequências dessa ação podem ser muito negativas.
A mentira pode gerar desconfiança e atrapalhar a relação familiar.
Poupá-lo da realidade
Neste momento é importante que o idoso esteja ciente dos reais motivos do seu isolamento social, e todos os riscos que o Covid-19 oferece à sua saúde.Não tente ocultar a gravidade da situação na intenção de não impressionar o familiar, ou que ele fique ansioso e angustiado com a situação.
Repassar notícias que causem pânico
Explicar a situação é muito importante, mas tente fazer isso de forma moderada. Não existe a necessidade de compartilhar notícias que possuam os números de vítimas fatais, ou a situação assustadora que os países estão enfrentando.
Use fatos para servir de alerta e motivação para colocarem em prática boas práticas de higienização e contato físico.
Além disso, busque tirar o foco da situação, conversando sobre outros assuntos. Dessa forma o idoso não fica tão preocupado e ansioso.
Entreter o idoso com tarefas improdutivas
Sugerir que o familiar realize tarefas sem funcionalidade
para passar o tempo, pode gerar ainda mais ansiedade para os mais velhos. Ao invés disso, o incentive a realizar tarefas necessária que lhe sejam significativas e gerem prazer.Vale como cuidar das plantas, ajudar com as atividades domésticas, rodada de jogos, caminhadas dentro de casa, boas leituras, organização de fotos e etc.
Comentários