Coronavírus: Orientações para Cuidadores Domiciliares
Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde, é de extrema importância que os idosos e portadores de doenças como diabetes e hipertensão cumpram a quarentena do Coronavírus rigorosamente por serem parte do grupo de risco.
Recomenda-se evitar ao máximo realizar até atividades essenciais, como ir ao mercado ou farmácia. Também foi orientado que o contato com familiares e pessoas que não moram na mesma residência fosse suspenso, devido ao grande risco de contágio que o contato físico oferece.
Vendo que muitos idosos necessitam dos serviços de um cuidador domiciliar, separamos algumas dicas que ajudam a minimizar riscos e proteger a integridade física do paciente, cuidador e familiares.
Preparação para se deslocar ao local de trabalho
Separe uma roupa para usar na rua, ou seja, para ir e voltar do seu local de trabalho, e outra para trocar quando adentrar à residência do paciente. Evite misturar as peças que utilizou durante o transporte com as demais. Isso também serve para os sapatos.
Para reduzir focos de contágio, use cabelo preso e se possível, com touca. Barbas devem ser tiradas e unhas curtas e sem esmalte. Não use adornos como uso de anéis, brincos,piercings, correntes e relógios.
Transporte e locais públicos
Evite transportes cheios, por isso, procure sempre utilizá-los em horários contrários aos de pico, dando preferência para aqueles que te dê a oportunidade de ir sem aglomerações. Use máscaras e, se possível, luvas. Coloque e descarte corretamente.
Outra recomendação é dar preferência ao pagamento da passagem utilizando cartão. Caso não seja possível, separe o dinheiro exato, para não precisar pegar no troco. Mantenha o dinheiro sempre separado dos seus outros pertences, pois o vírus também se aloja em moedas e notas.
Uso de EPIS
O Ministério da Saúde está recomendando o uso de máscaras, ainda que de fabricação caseira, em ambientes fechados como lojas, bancos e no transporte público.
Sempre ressaltando que as descartáveis devem ser utilizadas apenas uma vez, enquanto as caseiras devem ser reutilizadas somente após lavagem, secagem e passagem a ferro, devendo ser acondicionadas em recipiente fechado.
O álcool 70%, líquido ou em gel, pode ser utilizado para higienização das mãos durante o seu deslocamento. Por isso, se possível, tenha com você um pequeno recipiente, para poder se higienizar com frequência.
Mesmo tomando todos os cuidados e usando máscara de proteção, o distanciamento deve ser respeitado. Procure manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas e evite cumprimentar colegas ou conhecidos com abraços ou beijos.
Ao cuidar da pessoa idosa
Quando não estiver realizando tarefas que exijam contato físico, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância da pessoa idosa e, quando precisar realizar tarefas de contato, evite posicionar-se na sua frente. Higienize com frequência todos os itens tocados, como maçanetas, corrimãos, canetas, talheres, controle remoto, eletrônicos e etc.
Outra orientação é manter as mãos sempre higienizadas, principalmente antes de preparar alimentos. Além de não compartilhar toalhas, talheres, louças e copos com a pessoa idosa.
Comentários