Demência em Idosos: Como Lidar
A demência em idosos atinge uma boa parte da população após os 60 anos, se tornando um distúrbio bastante frequente em pessoas a partir desta idade.
Diante disso, é importante que os familiares do idoso entendam quais são os sintomas mais comuns que estão ligados ao problema para identificar e buscar suporte adequado o quanto antes, e ter orientações de como lidar com um ente nessas condições.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a lidar com a demências, proporcionando bem-estar ao idoso, familiar e cuidadores.
O que é demência em idosos?
O principal sintoma relacionado à essa doença é o declínio progressivo da cognição. Tais como perda da memória, linguagem, encadeamento de ideias e, também o raciocínio lógico.
Inicialmente o problema pode ser percebido na funcionalidade, por meio de alterações na chamada memória de trabalho. Engloba a realização de tarefas que compoe o cotidiano do idosos, desde o momento que acordo até dormir.
Em alguns casos também é possível observar alterações de comportamento, que interferem no humor e relacionamentos.
Como amenizar esse problema?
O recomendado é que seja feito acompanhanento clínico especializado em envelhecimento de forma preventiva, e ao primeiro sinal de perda funcional, acionar a equipe de referência.
Infelizmente a demência não tem cura, porém é possível retardar a evolução dessa condição clínica. Portanto, após a confirmação do diagnóstico médico é fundamental que os familiares e amigos instituem medidas para melhorar a interação com o idoso, construindo um ambiente acolhedor para ele.
Além disso:
- Estabeleça rotina para as atividades diárias;
- Tenha estratégias de estimulação e pertencimento social deste idoso;
- Busque maneiras de diminuir a vulnerabilidade do idoso nas rotinas diárias;
- Se necessário , adapte as formas de comunicação com o idoso;
- Considere a ajuda profissional de um cuidador ou casa de repouso para garantir suporte adequado
Comentários