Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Implante dental: mitos e verdades

Existem diversos tratamentos odontológicos que são fundamentais para a reparação estética e até mesmo, funcionam. Apesar de muito comum, o implante dental ainda levanta muitas dúvidas.

Principalmente em algumas pessoas que tiveram um problema dentário, mas desejam passar por esse procedimento. Então, é relevante conhecer um pouco mais sobre.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que houve um aumento da busca por dentista implantes.

Entretanto, a principal coisa a se fazer acerca da saúde dos dentes, é manter uma higienização bucal recorrente e eficaz, realizando a escovação dentária ao menos três vezes ao dia.

Dessa maneira, para evitar problemas que necessitem de um procedimento mais intrusivo, como é o próprio caso do implante.

Então, é fundamental conhecer um pouco mais sobre os mitos e verdades desse tipo de tratamento, já que as dúvidas devem estar sanadas quando for realizada uma consulta para uma clinica odontologica implante dentário.

O que é implante dentário?

Antes de falar sobre os principais mitos e verdades, é importante entender do que se trata um dos procedimentos odontológicos mais famosos e comuns de serem realizados.

Isso porque, além de ser algo estético, também pode ser bastante útil para a questão da saúde, retornando a cavidade bucal para sua finalidade natural.

O implante dentário consiste em um procedimento em que um pino de titânio, ou outro material de similar aspecto, é colocado para poder substituir a raiz do dente que foi perdido.

Nesse caso, ele é fixado ao osso através de uma cirurgia implante dental e, após isso, é realizada a prótese dentária para substituir o dente perdido.

Esse tipo de material utilizado no pino é muito recomendado, pois ele consegue fazer com que fixação no osso seja feita de forma permanente.

Apesar de que sempre é necessário se consultar com o dentista que realizou essa cirurgia, pois pode acabar se desgastando, principalmente se não houver a escovação correta.

Além disso, o material também é anticorrosivo, ou seja, ele não consegue se deteriorar ou enferrujar, o que é muito comum em outros casos.

Porém, como ele está em constante contato com a umidade da boca, esse tipo de problema acaba não acontecendo.

Além disso, os outros benefícios do pino de titânio, são:

  • Durabilidade;
  • Longevidade;
  • Custo-benefício;
  • Resistência.
Para saber qual é o melhor tipo de material a ser utilizado em seu implante dentário, é necessário se consultar o quanto antes com um dentista especializado em prótese.

Isso porque, o tipo de material varia de acordo com a necessidade de cada paciente, já que a causa da perda dentária pode ocorrer de diversas maneiras.

Por fim, é bom falar que o implante dentário não é recomendado em qualquer ocasião, justamente por se tratar de um procedimento muito intrusivo.

Portanto, os casos mais comuns costumam ser quando a pessoa sofreu algum tipo de trauma, ocasionando a perda dentária, ou quando ela já nasceu nessas condições.

Mitos e verdades sobre o implante dentário

Agora que ficou mais fácil de se entender do que se trata o implante dentário e em quais casos ele é recomendado.

Então, é de suma importância conhecer alguns dos principais mitos e verdades que circundam esse tratamento, já que esse assunto é muito abordado por um especialista em prótese dentária.

O primeiro questionamento que costuma ser feito, é se apenas pessoas de idade podem realizar esse tipo de procedimento.

Portanto, a resposta é simples: Isso é um mito, pois qualquer indivíduo acima de 18 ou 21 anos, dependendo do gênero, já pode realizar esse procedimento, mas só se houver a necessidade, claro.

Outra coisa que as pessoas acham sobre o implante dental, é que esse tipo de procedimento causa muita dor no paciente, o que não é verdade.

Isso porque, durante toda a cirurgia, a pessoa está sob efeitos de fortes anestésicos, fazendo com que o implante dentário não cause tanto incômodo ao paciente.

Agora, uma verdade sobre o implante, é que não é a qualquer hora que esse tratamento poderá ser realizado.

Um exemplo, é que se uma pessoa está com as gengivas inflamadas, não poderá realizar esse procedimento, enquanto os tecidos gengivais não estiverem totalmente saudáveis.

Por fim, outra verdade muito importante sobre esse tipo de cirurgia, é que ela pode ser realizada de uma maneira rápida e agilizada.

Porém, deve ser feita apenas por um especialista na área, justamente por ser uma cirurgia que é muito intrusiva, podendo causar danos permanentes, se não for feito por um profissional de confiança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>