O que causa a perda de dentes em idosos?
Você sabia que a perda de dentes de idosos não é um fato tão natural assim? Os dentes devem ser bem cuidados desde criança, porquanto esses dentes irão se tornar permanentes.
Muitas vezes, os idosos, em sua infância não tinham uma boa qualidade de vida, como um saneamento básico e até mesmo uma alimentação balanceada. Esses detalhes podem acabar fazendo a diferença ao longo de toda a vida e, por consequência, na terceira idade.
Principais causas da perda de dentes na melhor idade
Nos tempos antigos, dependendo da situação, as condições eram escassas, fazendo com que o acesso à água tratada fosse limitado e muita das vezes, uma escova serviria para toda a família. Os anos passaram, essas pessoas envelheceram e os dentes que se tornaram permanentes, podem sofrer grandes alterações.
Essas alterações, ocorrem principalmente quando se passa dos 60 anos, porquanto os dentes já estão cariados, ocasionada pela falta de cuidado na infância. Em alguns deles, já não há existência dos dentes permanentes.
Muitas pessoas acham essa perda de dente em idosos normal, pensando que é uma forma natural, pelo fato de ter chegado à terceira idade.
Mas, a falta de dentes geralmente acontece por diversos fatores, muitos idosos sem os dentes sofrem com dores e não conseguem associar o motivo dessas dores.
Quando não há dentes, a pessoa começa a tencionar vários músculos, assim como no ato da mastigação, da qual para ser feita é necessário o dente, mas na ausência deles, a gengiva e os músculos são muito utilizados.
Os músculos da cabeça são pequenos e não foram feitos para ter tanta pressão, como uma obrigação e quando essa pressão começa a ser feita exageradamente, pode gerar zumbidos no ouvido, resultando em fortes dores de cabeça.
Os planos de saúde vem sendo cada vez mais procurados para planos odontológicos por conta da perda de dentes em idosos .É esse o momento em que o idoso passa por diversos especialistas e nenhum descobre o motivo da causa de todos esses problemas.
Por que ocorre a perda de dentes?
Essa perda de dente em idosos pode ocorrer por inúmeros fatores, envolvendo a falta de escovação e até mesmo a má alimentação.
Possível que surja o aparecimento de cáries, resultado de um alto consumo de açúcar. Pela falta de estrutura, o idoso não conseguiu cuidar dessas cáries fazendo uma restauração ou através de um dentista de canal.
Quando essa doença não é bem tratada, quanto mais o tempo passa, ela vai corroendo os dentes fazendo com que atinja a polpa do dente, ou seja, onde se localiza um nervo que é a parte viva do dente.
A partir do momento que isso ocorre, pode trazer por consequência ao paciente, a perda de dentes em idosos.
Prevenção da perda dentária
É importante que o idoso vá ao dentista pelo menos três vezes ao ano, principalmente se ele usar próteses dentárias, é necessário fazer o acompanhamento na clínica dentária, para evitar os demais problemas.
Com essas idas ao dentista, ele passará a ver tantas partes dos dentes, quanto a parte da gengiva, língua e bochecha. Muitas doenças, como o câncer, surgem após a terceira idade e o dentista pode ajudar na identificação.
O papel da escovação
A escovação dos dentes é imprescindível, com uma escova de cerdas macias que podem higienizar e não machucar a gengiva.
É importante que façam a utilização do fio dental.
A escova de dente não tira as mínimas sujeiras, apenas realiza a limpeza tirando o excesso maior e o fio dental consegue acessar superfícies estreitas. A língua também deve ser higienizada.
A falta de escovação também pode ser responsável pela perda de dentes em idosos.Prótese dentária
As avaliações são importantes porquanto, os idosos passam pelo processo de encolhimento da musculatura, ou seja, fazendo com que ele fique com a aparência de “boca murcha”, com isso, a prótese que foi realizada pode se tornar grande e causar um traumatismo, é importante ir ao dentista 24 horas, fazer uma nova moldagem para que aquela prótese fique acomodada na boca.Uma boa higiene da cavidade oral, passando fio dental, fará com que esses dentes fiquem mais preservado, já que a finalidade dos dentes é a mastigação e a estética
Implantes dentários
O tratamento de implantes não possui nenhuma restrição com relação à idade máxima, mas haverá uma variação de acordo com a limitação de cada paciente.
Através de uma avaliação numa clínica de odontologia será possível ganhar um norte referente ao que o idoso precisa para a inicialização do procedimento.
Essa consulta antes do procedimento é extremamente necessária, pois, saberá se o idoso possui estrutura suficiente.
Muitos idosos utilizam a prótese dentária removível, mais conhecida como dentadura. As pessoas que fazem a utilização da dentadura, tem a boca menor, pelo fato da ausência dos dentes.
Essas pontes ou dentaduras não dão uma ação funcional no suporte ósseo, ao passar do tempo aquela pessoa terá uma reabsorção atrófica, ou seja, a falta suficiente dos ossos.
Isso acaba afetando na questão de um implante, fazendo com que o paciente não tenha ossos densos o suficiente para fazer a colocação da terceira dentição, sendo necessário a realização de uma cirurgia, chamada enxerto ósseo.
Enxertos ósseos
Esse procedimento, pode ser realizado de algumas formas, numa clínica de implantes ou hospital, podendo ser retirado um pedaço pequeno de osso do corpo do próprio paciente para fazer a realização.
Sendo retirado o enxerto da parte doadora para a parte receptora. Essa cirurgia é simples, feita com anestesia local. Há diversas regiões que possa ser feito essa remoção, como:
- Calota craniana;
- Região do queixo;
- Mandíbula;
- Costela.
Geralmente na região da mandíbula o próprio dentista faz, quando é necessário a remoção de calota ou outro lugar, a operação será feita em um hospital e o cirurgião fará a remoção daquele pedacinho de osso para instalar na boca.
O pós-operatório de pacientes que realizam enxerto dessa forma é um pouco mais delicado, sendo necessário fazer o uso de medicações para que o paciente fique confortável.
Enxertos sem remoção de partes ósseas do paciente
Outra forma desse procedimento ser realizado é por meio de ossos liofilizados, que são ossos bovinos, desidratados e tratados de forma adequada, colocados na boca do paciente. Desta forma, não trará a dor.
Benefício dos enxertos sem remoção de partes ósseas
Esses tratamentos farão a recuperação da massa óssea que foi perdida, fazendo com que essas células se tornem uma célula tronco.
Possibilitando que o paciente possa realizar a colocação de prótese fixa, trazendo maior conforto, evitando que sua parte óssea seja perdida.
Esses implantes poderão poupar o paciente de algum constrangimento, evitando que a prótese possa sair em público no meio de uma conversa.
Trará conforto para a alimentação, evitando o desgaste da gengiva forçando mais do que deveria. Sempre mantenha uma boa higienização, principalmente depois de cada alimentação, sempre frequentando regularmente o dentista.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Veja também a importância da companhia animal para idosos.
Comentários