Os Cuidados ao Escolher Lençóis de Cama Para Idosos
Ter uma noite de sono renovadora e tranquila é primordial para uma vida de qualidade. Por isso, há alguns cuidados importantes ao escolher lençóis de cama para idosos, já que o corpo, quando envelhece, passa por algumas mudanças.
E, para atender essas novas demandas, é necessário fazer diversos ajustes em casa, principalmente no quarto, local onde o idoso passa a maior parte do tempo.
Isso porque, esses cuidados são de extrema importância para garantir conforto para pessoas que não têm mais a mesma agilidade na realização de atividades simples do cotidiano.
Então, acompanhe este artigo preparado, especialmente, para te ajudar a escolher um lençol queen para idosos.
Escolha a cama certa para os idosos
Para preparar um quarto que atende as necessidades dos idosos, a cama é um dos elementos principais.
Sendo assim, escolha uma cama baixa entre 45 e 65 cm de altura para que seja possível sentar com os pés apoiados no chão e ter mais força para se apoiar, sentar e ficar em pé.
Escolha também uma cabeceira com almofada alta, pois ela acabará se tornando o encosto para os idosos quando estiverem assistindo TV, lendo um livro ou comendo no quarto.
Uma dica importante é reforçar o estrado do móvel ou comprar um box mais resistente, pois alguns idosos largam o corpo na cama ao sentar ou deitar.
Por último, pensando no conforto e qualidade de vida do idoso, escolha um tamanho de cama espaçoso. Uma cama Queen, por exemplo, é uma ótima opção por não ser tão estreita quanto uma cama de casal normal e nem tão grande quanto uma cama King.
Invista em um bom colchão
Como os idosos costumam ficar muito tempo deitados, é necessário comprar um colchão muito confortável para evitar o aparecimento de dores.
Assim, o colchão mais adequado é um colchão ortopédico, que se adapta melhor à coluna vertebral.
Um colchão Queen tem, aproximadamente, 1,86×1,98m. Mas, claro, é aconselhável medir a cama antes de comprar.
Considere o uso de acessórios
Alguns acessórios, como grades laterais de apoio e grades de prevenção de quedas, ajudam a garantir a segurança e conforto de pessoas mais velhas.
Além disso, comprar uma mesa portátil é muito útil para realizar as refeições ou atividades mais manuais na cama.
Cuidados ao escolher lençóis para idosos
Tecido
O primeiro cuidado ao escolher um lençol Queen é a escolha do tecido.
No mercado, existem lençóis de microfibra, malha, algodão, linho, percal e seda. Mas, um lençol de qualidade, sempre será feito de tecidos 100% algodão, já que o material é antialérgico, durável e muito macio.
Sendo assim, uma excelente escolha, apesar do preço mais alto, é o algodão egípcio, um tecido muito suave e confortável.
Agora, uma opção mais em conta é o lençol de malha que, por ser feito de algodão, também é antialérgico e não fica áspero.
O percal, por sua vez, é composto de algodão com fios sintéticos, o que o torna muito barato e prático no momento da lavagem, mas áspero devido ao uso.
Decoração
Outro cuidado importante refere-se a decoração do quarto, visto que um ambiente harmônico e elegante ajuda no descanso.
Por isso, escolha lençóis que combinem com a mobília e tenham cores mais alegres e claras.
Apostar em peças decoradas com bordados e desenhos também é uma ótima opção.
Camadas
Ao escolher um lençol Queen para os idosos, é necessário adquirir uma peça de cima e uma peça de baixo para que a cama fique, realmente, macia e aconchegante.
Sendo assim, o lençol de baixo deve ser mais macio e suave, garantindo uma sensação de conforto, e deve ter elástico para se adequar melhor ao colchão.
Enquanto na escolha do lençol de cima pode ser levada em consideração a beleza da peça ao invés da maciez do tecido, pois esse será o item decorativo.
Além disso, os lençóis de cima devem ter 50 cm a mais do que o colchão de medida para que o acabamento fique sofisticado.
E para garantir uma cama mais aconchegante ainda, é possível obter diversos travesseiros e almofadas ou, até mesmo, uma manta, um edredom ou um cobertor que combine com a decoração do ambiente.
Lavagem
Selecionado um lençol Queen com maciez e durabilidade, o processo de cuidado também merece atenção.
Sendo assim, na lavagem, deve ser evitado o uso excessivo de sabão e de amaciantes, produtos que tornam o item áspero e duro com o tempo.
Uma opção para substituir o amaciante é o uso de vinagre branco. E, após a lavagem, tente sempre passar a peça para garantir a eliminação de células mortas, ácaros, fungos e bactérias que podem causar alergias e doenças.
Por fim, em relação às mantas e cobertas, elas devem ser lavadas no início do inverno e no final da temporada, e depois devolvidas ao guarda-roupa.
Durante o uso, recomenda-se pendurá-los ao sol e em local ventilado todas as semanas.
Já o lençol Queen deve ser trocado e lavado toda semana para garantir a higiene e conforto do quarto.
Gostou destes cuidados para escolher lençóis para idosos? Então não deixe de curtir e compartilhar!
Comentários