Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Saiba como lidar com a perda de apetite na terceira idade

A falta de apetite é algo bem comum durante a velhice, porém, ter uma dieta bem equilibrada é algo importante, independente da idade em que estamos, afinal, a energia que o nosso organismo precisa vem dos alimentos que ingerimos.  Mas, quando se trata de idosos, a situação é um pouquinho diferente, pois o corpo sofre grandes mudanças durante o processo de envelhecimento e a maioria delas pode ter  uma boa influência sobre a qualidade da alimentação.  Muitas vezes, a perda de apetite é decorrente de alterações próprias do envelhecimento: a redução do olfato, paladar e até mesmo tato podem diminuir o interesse pelo alimento. É natural que o idoso enfrente problemas na dentição, tornando a deglutição mais dificultosa.  As razões para esse problema podem ser muitas, mas em todos os casos é necessário buscar alternativas e soluções, além de ter uma atenção redobrada da alimentação do idoso. Muitos planos de saúde oferecem diversos tratamentos alimentícios como acompanhamentos com nutricionistas. A alimentação

Procurando soluções

Para começar, é preciso fazer uma avaliação nutricional da qualidade dos hábitos alimentares do idoso. Lembrando que, comer bem não é a mesma coisa que comer muito. O ideal é manter o hábito de comer de 3h em 3h, o que garante energia para o organismo o dia todo e ainda facilita a ingestão dos alimentos. Diversificar o cardápio também é uma boa pedida, por isso, busque alternativas para que os alimentos agradem o paladar do idoso, afinal, a refeição deve ser prazerosa.  Essa prática também é essencial para o estímulo dos sentidos, porque por mais que o paladar esteja um tanto quanto afetado, é possível agradar o olfato. 

Dicas importantes

  • Esteja sempre atento aos sinais, é normal ter falta de apetite às vezes, mas se ocorrer sempre, um médico deve ser procurado.
  • Problemas ou próteses dentárias também podem afetar a deglutição, causando desconfortos e desestimulando a alimentação.
  • Varie o cardápio e abuse de temperos naturais. Estimule o paladar, mas também o olfato, tato e a visão.
  • Pratos coloridos oferecem mais diversidade de nutrientes e tendem a ser aceitos mais rápido.
  • Verifique se algum dos remédios que o idoso toma, tem como consequência a inapetência.
E aí, gostou das nossas dicas? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece na nossa casa de repouso.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>