TRABALHANDO A TERAPIA E OCUPAÇÃO PARA IDOSOS
Cuidar de uma flor no jardim ou fazer um cartão de aniversário parecem tarefas muito fáceis, não é mesmo? Mas não para alguns idosos. Muitos perdem a autonomia e o senso de autoeficácia, duas características importantes que a Terapia Ocupacional busca trazer de volta.
Mas o que é Terapia Ocupacional?
A T.O, como é chamada pelo profissionais da área, tem como objetivo inserir atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos, emocionais ou mentais.
Para os idosos ela é muito importante, pois traz inúmeros benefícios para o humor, a saúde mental e o sistema cognitivo. Se o idoso sente que é capaz de fazer aquilo que gosta, isso o faz sentir-se útil e gera uma sensação de bem-estar tão grande que tem um impacto direto em sua saúde.
O envelhecimento traz uma progressiva perda de autonomia e tendências ao isolamento, tornando o idoso um alvo mais fácil de doenças mentais e levando até mesmo à depressão.
Quando ele está envolvido em atividades que lhe dão prazer e sensação de poder fazer algo, isso é um indicativo de saúde.
A Casa de Repouso Em Família, por exemplo, adota inúmeras atividades em grupo que possam englobar as mais variadas funções ocupacionais, como a socialização, o lazer, o cuidado e a funcionalidade. Claro, todas sempre observadas e ministradas por um Terapeuta Ocupacional.Ao longo do ano produzimos enfeites, cartões, sobremesas, etc. Criamos grupos para cantar e dançar. Vamos à passeios com acessibilidade e que tragam alegria para os idosos.
O importante é quebrar esse pensamento de que o idoso que se encontra em uma Casa de Repouso está sofrendo, abandonado e abalado. Não, a nossa casa faz de tudo para promover o bem-estar e fazer com que os nossos residentes se sintam muito felizes e participem de todas as nossas atividades.
Comentários