Dia da Saudade
Você sabia que existe um dia dedicado à saudade? Pois é, esse sentimento tão intenso que certamente você já sentiu e serviu de inspiração para poetas, cantores e escritores, tem um dia especial e esse dia é hoje, 30 de janeiro.
O sentimento de saudade pode ser algo muito bom, mas também pode não ser muito agradável, afinal, é realmente um tanto quanto desconfortável, por exemplo, sentir saudade de alguém que já não está mais em nossas vidas.
Por outro lado, isso revela que aquele momento ou aquela pessoa foi algo bom em sua vida, caso contrário você não sentiria falta, não é mesmo?
Na língua portuguesa essa palavra tem uma conotação quase que romântica, mas de acordo com o dicionário, saudade é:
Substantivo feminino: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
Surgimento da palavra
Este termo vem do latim solitas, que significa solidão. Por trás dessa palavra há inúmeras curiosidades e mitos, inclusive muitos acreditam que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa, o que não é verdade.
Embora essa palavra seja a sétima palavra mais difícil de se traduzir, ela existe em outros idiomas sim, mas é transformada de acordo com a cultura do país e sua língua.
Agora que você já sabe toda a história acerca desse dia e palavra especial, deixamos um lindo poema de Mario Palmeiro e Renato Teixeira que capta exatamente o que é esse sentimento:
“Saudade
Se queres compreender
O que é saudade
Terás que antes de tudo conhecer
Sentir o que é querer e o que é ternura
E ter por bem um grande amor viver
Então compreenderás
O que é saudade
Depois de ter vivido um grande amor
Saudade é solidão, melancolia,
É nostalgia, é recordar, viver
Se queres compreender
O que é saudade”.
Lindo, né? Compartilhe esse post com o máximo de pessoas possível e mostre para elas o quão especial é o dia de hoje.
Lembrando que a nossa casa de repouso está sempre de porta abertas para receber aqueles que amam os nossos hóspedes e querem matar a saudade!
Comentários