Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Exercícios físicos na terceira idade: entenda os benefícios

Foi-se o tempo em que a terceira idade era sinônimo de poltrona, tricô e visitas periódicas ao médico. Hoje, é sinônimo de atividades físicas, saúde e disposição pra dar e vender.

Que a prática constante de exercícios físicos favorece tanto jovens como idosos, todos já sabem. Que previne doenças, favorece a auto-estima e torna capaz até mesmo o tratamento contra a depressão, muitas já viram a respeito.

Agora, pouca gente sabe o quanto a prática de exercícios físicos potencializa na terceira idade, uma série de efeitos positivos no corpo. Desencadeando, por exemplo, uma série de efeitos positivos no corpo e na mente.

No caso dos idosos, a prática de exercícios físicos ajuda a mantê-los ativos e com a auto-estima sempre alta, prevenindo uma série de doenças.

Com relação a saúde dos ossos, por exemplo, quanto mais atividade física, menos problemas de articulação e maior será a densidade óssea, prevenindo a osteoporose.

Claro, que tudo necessita de um acompanhamento médico, antes de o idoso começar a praticar por conta e risco. Antes de frequentar a esteira da academia do prédio ou o tão recomendado elíptico, é preciso fazer o devido check up para ter a certeza de que está tudo bem e os exercícios apenas reforçarão a saúde.

Uma coisa é certa: Se as pessoas soubessem o quanto a atividade física favorece o corpo e a mente na terceira idade, começariam a praticar exercícios cada vez mais cedo. De preferência bem antes de os médicos solicitarem.

Benefícios que os exercícios trazem à terceira idade

Melhora o funcionamento do coração e dos pulmões

Para melhorar a capacidade cardiorespiratória, exercícios regulares de intensidade moderada ajudam a respirar melhor e ter menos propensão a desenvolver doenças cardíacas.

Fortalece os músculos

O estilo sedentário em nada favorece a vida. Se nos mais jovens já desencadeia uma série de complicações, imagine nas pessoas da terceira idade os males que não causam? Por isso, quanto mais atividade física os idosos executarem, mais fortes serão seus ossos e músculos.

Fortalece os ossos

Com o passar dos anos, as pessoas de idade correm o risco de perderem densidade óssea, o que favorece fraturas e outros problemas. A densidade óssea começa a diminuir após os 40 anos e a perda se acelera a partir dos 50.

Exercícios ajudam a reduzir o risco de perda óssea e da osteoporose.

Protege e fortalece as articulações

Quanto mais atividade física os idosos praticarem, melhor será o desempenho de suas articulações.

Pessoas que padecem com artrite sempre que começam a praticar exercícios aeróbicos sentem-se beneficiadas com o tempo, tendo dores amenizadas e conseguindo mexer-se com mais liberdade.

Diminui o risco de quedas

Quando se inclui na rotina do dia a dia, a prática de exercícios que ajudam no equilíbrio e na coordenação motora, torna mais difícil o risco de tombos e quedas graves.

Redução da gordura corporal

A prática constante de exercícios ajuda a diminuir sensivelmente os níveis de gordura do corpo. Isso faz com que haja menos risco de doenças cardiovasculares e diabetes. E com o peso controlado, aumenta-se a qualidade de vida.

Idade sem Depressão

Quanto mais atividade física, maior a liberação de endorfina que combate, por sua vez, a tristeza e a depressão. Os exercícios também elevam o bem estar e a auto-estima.

Mantém o cérebro alerta

Praticar exercícios ajuda a manter o cérebro sempre em estado de alerta. Mantém o raciocínio em dia e promove o bom funcionamento de todas as funções cognitivas. Tudo isso previne a perda de memória, a demência e o temido Alzheimer.

Por tudo isso, praticar atividade física na terceira idade só faz bem. E que seja sempre uma prática de todas as idades.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>