Saiba Quando Procurar um Geriatra
O momento certo para se procurar um médico geriatra costuma despertar muitas dúvidas. É comum que o especialista seja consultado apenas depois dos 60 anos, idade em que o indivíduo já é considerado um idoso, mas, se é desejado um envelhecimento saudável, é preciso procurá-lo antes disso.
Quanto mais cedo o geriatra for visitado, maiores as chances de prevenção contra doenças que podem se manifestar na velhice. Veja a importância desse acompanhamento.
Função do geriatra
A grande diferença entre um médico geriatra e um médico especialista é a área que vai ser analisada. Como o nome já diz, o especialista foca em uma parte específica do corpo, enquanto o geriatra vai abarcar o organismo idoso de forma integrada.
Normalmente o profissional é responsável por três funções:
- Garantir uma vida saudável ao idoso, com tratamentos preventivos à saúde do paciente;
- Fazer o acompanhamento do envelhecimento;
- Realizar o diagnóstico e acompanhamento de doenças minimizar danos.
Processo de envelhecimento
O ápice do corpo humano ocorre aos 30 anos de idade, quando as células do organismo começam a envelhecer, o que significa que já é hora de procurar por um geriatra.
Neste caso é possível começar a prevenir as complicações comuns do avanço da idade, garantindo uma velhice mais saudável.
Benefícios de consultar o geriatra antes da velhice
Procurar por um geriatra aos 30 anos é totalmente preventivo. Para pessoas com casos de doenças na família, torna-se coringa para evitar ou reduzir o impactos de possíveis hereditariedades. Além disso, a consulta pode ajudar na compreensão e planejamento para mudanças naturais do corpo.
Mudanças no estilo de vida
Mudar os hábitos diários podem refletir diretamente no bem- estar durante a velhice. O segredo para promoção da saúde pode estar em fatores comportamentais e ambientais como prática de exercícios, boa alimentação, reserva cognitiva e lazer.
Comentários