Coronavírus: Cortina do Abraço Permite Proximidade Durante o Isolamento Social
A pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil causando muitos desafios a população. Por medo do contágio, muitas famílias respeitam o distanciamento social dos idosos como forma de protegê-los. Porém foram forçadas a conhecer a dor da saudade.
Isso ocorre principalmente com idosos frágeis, visto que fazem parte do grupo de risco da doença e precisam conciliar cuidados clínicos com a proteção do Covid-19.
Pensando nisso, o Residencial Em Família, adotou diversos protocolos de cuidados ainda no início da pandemia, a fim de proteger seus pacientes do contágio. Dentre as mudanças adotadas, as visitas foram bloqueadas e adaptadas para videochamadas e visitas pela janela de vidro.
Segundo a Terapeuta Ocupacional do residencial, Mayara Martins, a afetividade é um ingrediente fundamental para o bem-estar do idoso. “Ela é uma facilitadora de memória e oferece resultados positivos no estado clínico dos pacientes”.
Levando tais evidências em consideração, os profissionais do Em Família buscaram por estratégias, que pudessem proporcionar a afetividade com os entes queridos, de forma segura.
Cortina do abraço
O projeto partiu da iniciativa do empresário Bruno Zani em parceria com nossa Terapeuta Ocupacional Mayara Martins. O objetivo é promover de forma segura a aproximação dos familiares a seus entes queridos, e assim fortalecer a todos para o enfrentamento da pandemia.
Consiste em uma cortina de plástico, com três alturas para “encaixar” os braços. Desta forma, cadeirantes, crianças e pessoas de alta estatura aproveitam a estrutura. Possibilitando sentir a pessoa que está do outro lado, sem o contato da pele, impedindo que o vírus seja transmitido.
Além disso, a cortina é higienizada antes do uso de cada familiar, e cada usuário coloca proteção extra de luvas e mangas descartáveis.
Vivian Maluf de Carvalho, não via sua mãe, Dona Hercília, há três meses e conta que, quando recebeu a notícia da ação, ficou muito emocionada em saber que poderia reencontrá-la novamente. “Trabalho lindo e humano”, completou ela.
Esse é apenas um dos encontros emocionantes que estão sendo proporcionados aos pacientes do Residencial.
Protocolo de Proteção
Desde março, início da pandemia do Coronavírus no Brasil, o Residencial Em Família adotou protocolos rígidos de proteção, com foco total em proteger os pacientes do Covid- 19.
Além de treinamentos, o número de funcionários transitando pelo local durante esses dias foi diminuída para evitar rotatividade na instituição. E aqueles que permaneceram, estão cumprindo todas as medidas, como:
- Antes dos colaboradores começarem a jornada de trabalho, é realizada uma triagem a fim de checar se o funcionário está com os sintomas da doença;
- Após passar pela cabine de sanitização, é feita troca total de roupa;
- Higienização completa das mãos constantemente durante toda jornada de trabalho;
- Aumento dos dispensers de álcool gel;
- Uso constante de EPI como máscaras N95, Face Shield e aventais descartáveis;
- Aumento da frequência de higienização de locais onde há maior manipulação como maçanetas, corrimões, eletrônicos, elevadores e dispensers;
- Equipe de sanitização para maior assepsia dos ambientes.
Comentários